quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Crescimento no mercado de Games



Não é à toa que a Brasil Game Show e o Vídeo Games Live, que aconteceram no Rio de Janeiro na semana passada, ficaram lotadas. “O Brasil é o quarto no mundo em jogadores de game, os jogos online então, já deve estar indo para o segundo lugar no mundo”, diz Sérgio Murilo de Carvalho, produtor do Vídeo Games Live.

Com o crescimento do ramo, a partir de 2012, o Grammy terá categoria especial dedicada a trilhas sonoras de games. Hoje, essa profissão não só existe como tem prestígio. Este ano, pela primeira vez na história, uma canção composta para um jogo ganhou um Grammy. No começo deste ano, o tema “BabaYetu”, de Chistopher Tin, para o game "Civilization IV", ganhou o primeiro Grammy da história do videogame. Os compositores esperam que isso abra os olhos do mundo para o fato de que as trilhas sonoras para videogame empatam em muitos aspectos com as trilhas sonoras de grandes filmes.

A indústria dos jogos eletrônicos  vai movimentar este ano no mundo, US$ 74 bilhões, mais que o dobro do que os filmes produzidos em Hollywood vão faturar em 2011. 


O Brasil, vem com um crescimento tão expressivo na área de games que as grandes produtoras buscam vir para o país. Recentemente na coletiva onde foi anunciada oficialmente a fabricação nacional e os novos preços do Xbox 360 aqui no Brasil, Luis Antonio Rodrigues Elias, secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, revelou que Nintendo e Sony estão em fase de negociação para iniciar a fabricação de consoles no Brasil. O secretário se mostrou animado com as possibilidades para os próximos meses.


“O país agora é uma plataforma para lançamento também de produtos mais sofisticados, por sua pujança recém-adquirida. Essas empresas [Nintendo e Sony] querem se inserir no mercado da América do Sul e todas estão em negociações, o que demonstra que nosso ambiente está adequado para recebê-las”, revelou.


Fontes: Globo.com / UOL Jogos