terça-feira, 12 de julho de 2011

O mercado de games tem aumento de 1,5%

De acordo com dados do NPD, empresa que estuda o mercado de jogos eletrônicos nos Estados Unidos, US$ 5,9 bilhões foram arrecadados com vendas de produtos de videogame no primeiro trimestre de 2011. De acordo com o NPD, esse montante significa um aumento de 1,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Entre a venda de produtos usados, locação de títulos, assinatura de planos, download digital de jogos, games para redes sociais, conteúdos adicionais e jogos para celular, o total arrecadado chega a US$ 1,85 bilhão.

Esse número complementa os mais de US$ 2,03 bilhões de dólares gastos com produtos novos de software e hardwares no período.

"Enquanto os canais físicos de varejo ainda representam a maior parte das vendas da indústria, nossa análise ampliada nos permite também saber quanto o consumidor gastou com outras formas de jogo, incluindo aplicações móveis e conteúdos para download", explica a analista Anita Frazier.

Tal ampliação da cobertura do NPD, aliás, é uma reivindicação antiga das produtoras de jogos, que solicitavam um estudo mais aprofundado das vendas por download, já que anteriormente o NPD trabalhava apenas com dados de vendas do varejo. Em março desse ano, a EA afirmou que o NPD distorcia a realidade da indústria de games ao desconsiderar a venda de produtos digitais.

"Através de uma combinação entre pontos de venda e acompanhamento de pesquisa do consumidor, o NPD Group está expandindo suas análises para uma indústria de jogos dinâmicos e de evolução constante", explica.



Fonte: UOL Jogos.