segunda-feira, 12 de março de 2012

O Mercado Nacional de Games


                  Após a última grande crise financeira mundial (2009), grandes empresas estrangeiras passaram a investir mais no nosso país, porque em seus respectivos mercados a vida já não é mais a mesma. Acostumados com crescimentos de 15% a 20% ao ano, EUA, Europa e Japão hoje encaram outra realidade.
           Especula-se que no mercado americano o setor de games registrou queda de 3% em receita no ano de 2010, totalizando 10,1 bilhões de dólares. Com isso o Brasil, que cresce a uma média anual de dois dígitos, chamou a atenção do mercado internacional.
          Não é segredo para ninguém que, apesar desses números significativos, ainda temos muito que aprender, e crescer. Um dos principais problemas que o setor enfrenta é o da alta tributação e, de certa forma, esses valores elevados geram uma brecha, que acaba sendo preenchida pelo mercado informal. Esses problemas primários ainda devem ser solucionados, porém já é possível colher alguns frutos. O exemplo disso está à vinda da Microsoft, com a fabricação do Xbox 360 no país.
         Esta aquisição favorece principalmente o consumidor brasileiro, que agora poderá encontrar jogos a partir de 69 reais nas revendas oficiais do país. “Já algum tempo o Brasil se tornou uma superioridade em relação a investimentos, tanto que foi o país escolhido para receber a nossa primeira fábrica fora da China”, informa Guilherme Camargo, gerente de marketing da Microsoft.

         Empresas do setor afirmam que o mercado brasileiro movimenta cerca de dois bilhões de dólares ao ano. Em teoria este número aumentaria meio bilhão se incluíssemos o mercado paralelo. É possível que mais de 80% do público brasileiro ainda consuma jogos piratas, contudo o mercado nacional fidelizou seu público de tal forma, que há quem diga que mesmo com os prejuízos que a pirataria causa esses não são suficientes para fechar os caminhos de lucros neste segmento.
        O Brasil, por seu território, vive como um continente e é tratado oficialmente como um país. Temos muitas cidades, bem estruturadas, que não fazem parte desse avanço no setor de games, e muito menos disponibilizam lançamentos, o que força a necessidade de uma ampliação de redes especializadas no segmento, colocando esses produtos a disponibilidade do publico regional. Hoje o nosso crescimento é um fato, porém estamos crescendo de forma desordenada. 
        Segundo pesquisas da empresa de consultoria americana Price Waterhouse Coopers. baseados em dados de 2008 quando a industria de games movimentou 550 milhões, prevê um crescimento de 22% até 2014 podendo chegar a faturar 750 milhões.P