segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Microsoft venderá KINECT para negócios não relacionados a games



Quando a Microsoft anunciou o Kinect, era fácil perceber que o acessório abriria um enorme leque de possibilidades para a companhia, permitindo que alguns estilos de jogos se tornassem muito mais divertidos. Mas manipular uma interface sem a utilização de controles, apenas fazendo movimentos diante da câmera ou dando comandos de voz é algo que poderia ir além dos games e é de olho num mercado imenso que a empresa começará a vender no início de 2012 um kit de desenvolvimento que permitirá que o Kinect seja usado em outras áreas.
No momento eles estão trabalhando com mais de 200 companhias de 25 indústrias diferentes para fazer com que o sensor der movimentos do Xbox 360 torne algumas atividades mais simples. Com isso a Microsoft espera atingir desde aqueles que trabalham com educação até saúde e uma empresa espanhola já utiliza o Kinect para permitir que cirurgiões monitorem os dados dos pacientes enquanto operam e outro exemplo é a Toyota, que criou um showroom virtual para ser usado com ele.
Posso lhe garantir que daqui há 12 meses, aplicações educacionais, acadêmicas e comerciais não se parecerão em nada com as atuais,” declarou Alex Kipman, responsável pelo time do Kinect. Já Dennis Durkin, diretor financeiro da divisão Xbox, explicou que uma das principais vantagens de se utilizar o acessório é que há dois anos algo como o Kinect custava de 30 a 40 mil dólares e graças a produção  em massa hoje ele pode ser adquirido por US$ 150.

Fonte: Meio Bit / Eurogamer

FIFA atinge 5 milhões de vendas

Ao término do primeiro mês após o lançamento de FIFA 12 no mercado, a EA apresenta o resultado das vendas de sua principal franquia esportiva: foram vendidas cinco milhões de unidades nos primeiros 30 dias. O chefe da EA Sports, Peter Moore comenta a respeito do resultado, dizendo que o lançamento desse título foi algo memorável.



Com esse número de vendas logo no primeiro mês, FIFA 12 se torna o jogo esportivo mais vendido da atual geração de consoles. Maiores dados a respeito do modo online também foram revelados, onde foram hospedados 271 milhões de partidas, o que representa um aumento de 105% em comparação ao ano passado. Ao todo, são jogados cerca de 94 milhões de minutos por dia de partidas online.

E mesmo estando a um mês no mercado, o jogo ainda está entre os mais vendidos para console, gerando uma grande receita para seus produtores. Isso também demonstra que os jogadores estão aumentando a curva de declínio tradicional, ou seja, estão jogando por mais tempo, são mais dedicados e querem aumentar ainda mais a experiência de jogo.

Há poucos dias atrás, também foi confirmado que as vendas de FIFA 12 estavam bem acima das vendas de seu rival, Pro Evolution Soccer 2012, com uma média de 25 cópias vendidas de FIFA para 1 de PES 2012.


Fonte: Techtudo Jogos

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Nintendo não acabará como a SEGA




Perante os resultados financeiros do último semestre da Nintendo, talvez os piores dos últimos 30 anos, muitos são os que estão preocupados com a situação da companhia liderada por Satoru Iwata. Alguns deles vão mesmo ao ponto de relembrarem o que se passou com a SEGA.

A companhia do ouriço azul, outrora também fabricante de consoles, teve sucessivos fracassos e perdas econômicas, sendo mais tarde confrontada com a decisão de parar com a fabricação de hardwares  para passar a dedicar-se única e exclusivamente à produção de jogos para outros consoles, até mesmo em dispositivos da sua grande rival Nintendo.

No entanto o especialista em investimentos, Asif A. Khan, explicou ao Industry Gamers que a situação atual da Nintendo, não é, nem de perto nem de longe, tão preocupante, e que não se deveria dizer que o fabricante da Wii e Nintendo 3DS está em crise ou em colapso porque as perdas apresentadas não são uma grande facada no ecossistema empresarial da empresa.


"Acreditamos que a viabilidade da Nintendo ainda não deve ser posta em causa. Houve momentos nesta companhia com 122 anos de história em que eles tiveram em baixo, mas conseguiram sempre resistir."





Fonte: Eurogamer

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Universidade dá curso para avós aprenderem a jogar videogame



A maioria dos jogadores de videogame tem sorte caso seus pais saibam jogar pelo menos um pouco com eles, mas encontrar alguém que tenha um avô ou avó que jogue, é quase impossível. Uma universidade quer mudar isso, apresentando um curso que ensine avós a jogarem videogame.


West Virginia State University teve essa iniciativa com o curso chamado “Jogando videogame para avós”, que apesar de ter esse nome, está aberto para públicos de todas as idades, apenas se focando particularmente nos jogadores da terceira idade e suas dificuldades mais comuns. 




O curso tem duração de aproximadamente um mês, com duas horas de aula prática por semana, ensinando desde o básico do videogame, como ligar o aparelho, conectá-lo à TV, configurar suas opções, configurar o controle dos pais, conectá-lo na internet e só então, finalmente, jogá-lo.


Os avós saem do curso completamente qualificados para acompanhar seus netos nas sessões de jogos mais recentes e não apenas os mais intuitivos como Tetris ou Wii Sports. Só resta agora alguém se inspirar na universidade e trazer estes cursos em larga escala também para outros países.


Fonte: Techtudo / PushStartSelect

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Crescimento no mercado de Games



Não é à toa que a Brasil Game Show e o Vídeo Games Live, que aconteceram no Rio de Janeiro na semana passada, ficaram lotadas. “O Brasil é o quarto no mundo em jogadores de game, os jogos online então, já deve estar indo para o segundo lugar no mundo”, diz Sérgio Murilo de Carvalho, produtor do Vídeo Games Live.

Com o crescimento do ramo, a partir de 2012, o Grammy terá categoria especial dedicada a trilhas sonoras de games. Hoje, essa profissão não só existe como tem prestígio. Este ano, pela primeira vez na história, uma canção composta para um jogo ganhou um Grammy. No começo deste ano, o tema “BabaYetu”, de Chistopher Tin, para o game "Civilization IV", ganhou o primeiro Grammy da história do videogame. Os compositores esperam que isso abra os olhos do mundo para o fato de que as trilhas sonoras para videogame empatam em muitos aspectos com as trilhas sonoras de grandes filmes.

A indústria dos jogos eletrônicos  vai movimentar este ano no mundo, US$ 74 bilhões, mais que o dobro do que os filmes produzidos em Hollywood vão faturar em 2011. 


O Brasil, vem com um crescimento tão expressivo na área de games que as grandes produtoras buscam vir para o país. Recentemente na coletiva onde foi anunciada oficialmente a fabricação nacional e os novos preços do Xbox 360 aqui no Brasil, Luis Antonio Rodrigues Elias, secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, revelou que Nintendo e Sony estão em fase de negociação para iniciar a fabricação de consoles no Brasil. O secretário se mostrou animado com as possibilidades para os próximos meses.


“O país agora é uma plataforma para lançamento também de produtos mais sofisticados, por sua pujança recém-adquirida. Essas empresas [Nintendo e Sony] querem se inserir no mercado da América do Sul e todas estão em negociações, o que demonstra que nosso ambiente está adequado para recebê-las”, revelou.


Fontes: Globo.com / UOL Jogos

91% das crianças nos Estados Unidos usam videogames



Um estudo divulgado nesta terça-feira pelo NPD Group, especializado em análises de mercado, aponta que 91% das crianças americanas entre 2 e 17 anos de idade  um contingente de cerca de 60 milhões de pessoas  jogam videogames com frequência. De acordo com os dados, o crescimento é de 9% em relação a 2009 e aponta que o grupo de crianças que mais cresce entre as adeptas dos games é o de entre 2 e 5 anos – uma alta de 17% no mesmo período.

A companhia afirma que 44% do dinheiro gasto com software no país vem dos jogos eletrônicos comprados por esses jovens. “Esses números mostram que o segmento é de extrema importância para a indústria”, aponta o documento. Na verdade, desde 2009, a indústria de games já é a primeira no ramo do entretenimento, superando a do cinema e a da música.

A popularidade de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e mesmo celulares comuns, está ajudando a impulsionar esse crescimento. Em 2009, apenas 8% das crianças jogavam nessas plataformas, enquanto que os números atuais apontam para 38%. O estudo do NPD Group é baseado em entrevistas feitas com 4.136 crianças dos Estados Unidos e engloba o uso de consoles e computadores, além dos já citados dispositivos móveis.



Fonte: Veja

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Feira de games Electronic Game Show é cancelada no Brasil



A Oelli, organizadora da feira de games Electronic Game Show (EGS), divulgou nota nesta segunda-feira (10) cancelando a realização do evento que ocorreria na cidade de São Paulo entre os dias 28 e 30 de outubro.
No comunicado, a Oelli afirma que "planejava oferecer a melhor experiência de entretenimento digital do país, realizando um evento com conteúdo para gamers e para fãs de jogos eletrônicos de todos os estilos e plataformas, de todas as idades. A decisão de cancelar a EGS 2011 levou em conta a impossibilidade de cumprir integralmente esse compromisso".
Embora não tenha divulgado o motivo para o cancelamento, a falta de grandes empresas como Sony, Nintendo e Microsoft, esta última chegou a ser anunciada como patrocinador da EGS, teria ameaçado a realização do evento.
Contudo, no México, a EGS, que teve sua décima edição, ocorreu normalmente entre os dias 7, 8 e 9 de outubro.
A empresa afirma que os consumidores que compraram os ingressos antecipadamente serão reembolsados. As compras feitas pelo site "Alô Ingressos" serão devolvidas em até 60 dias via Pague Seguro. Ingressos comprados em pontos de venda autorizados serão reembolsados via DOC. Neste caso, os clientes devem enviar um e-mail para "contato@aloingressos.com.br" com o assunto "Reembolso Ingressos EGS", e os seguintes dados: nome completo, telefone, dados da conta bancária para reembolso, CPF, imagem digitalizada do ingresso e documento pessoal. Ainda, em caso de dúvida, é possível entrar em contato pelos telefones 0800 052 6723 ou (41) 3042 .6262.
Fonte: G1

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Brasil Game Show